Portuguese English French German Spanish
Rodrigo Botter Maio
Rodrigo Botter Maio

Palestra: A história de sucesso de um músico brasileiro há 29 anos na Europa.

Conheça a história de um músico brasileiro que decidiu fazer sua carreira na Europa com sua própria música. Uma história que nos inspira e nos ensina a lutar e a perseverar pelos nossos sonhos. Rodrigo compartilha histórias, conselhos e nos mostra um pouco a realidade e os desafios de fazer música brasileira no exterior.

Nasceu em Campinas (SP). Começou os estudos de flauta transversal com João Dias Carrasqueira aos 14 anos e passou para o saxofone aos 16 anos, tendo estudado com Roberto Sion e Vinícius Dorin. Seguiu os estudos na Universidade de Jazz em Graz (Austria) em 1987 e em seguida na renomada Berklee College of Music em Boston (USA).
Formado em música pela Universidade de Jazz de Zurique, Suíça em 2016 (CAS & MAS)
Mora desde 1987 na Europa, atualmente na cidade de Zurique, na Suíça. É bandleader de diferentes grupos: JAZZ VIA BRASIL GROUP, RETURN OF THE BOSSA NOVA, GAFIEIRA ALPINA, REGIONAL DE CHORO BRASILEIRO, TRIO DOIS A UM, DUO COM OLIVER PELLET, RODRIGO BOTTER MAIO & QUARTETO DE CORDAS, o projeto cantado com o título INFÂNCIA e ainda toca em diversas outras formações como um duo com o pianista suíço Adrian Frey, Aquarela Brasileira Trio e tantos outros.
Tocou com Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Johnny Alf, Alaide Costa, Toninho Horta, Filó Machado, Roberto Menescal, Raul de Souza, Nelson Ayres, Jovino Santos Neto, Margareth Menezes, Beth Carvalho, Ana Caram, Chico César, Trio Mocotó, Marcia Maria, Ithamara Koorax, Dianne Reeves, Barbara Dennerlein, Ray Mantilla, Alfredo Rodriguez, Nando Lauria, Claudio Roditi, Ricardo & Rogério Botter Maio, Alfredo de la Fé, Eruption Big Band, Zurich Jazz Orchestra, etc.
Participou de dezenas de CD`s, sendo nove deles produções próprias pela Botter Maio Music: cinco com o JAZZ VIA BRASIL GROUP, “Palavras de Amor“ e “Infância“ são CDs onde Rodrigo se apresenta como cantor e violonista; R.B.M. Acid Jazz Brasil Project e finalmente um CD de choro intitulado "Um gostinho de Brasil“, gravado no Rio de Janeiro.
Além dos CD’s, Rodrigo é autor também dos Songbooks Didáticos Vol. 1 e Vol. 2, contendo apenas temas próprios e um Playback CD. Rodrigo trabalha no momento num Livro de Patterns, baseado em suas próprias composições do CD “Be Bop Brasileiro“.
Participou de importantes festivais e clubes de jazz pela Europa, Ghana, Indonésia e Síria. Atualmente leciona saxofone e flauta em seu estúdio, além de organizar regularmente Workshops de Música Brasileira e Workshops de Jazz, Pop & Funk em diversas escolas e universidades de música. Ministrou cursos na Austria, Eslovênia, Suiça e Indonésia.

Deixe um comentário

Você está comentando como visitante.

ACESSO

Use seu login e senha para acessar as palestras do SIMSAX 2015 OU SEU CONTEÚDO OURO