Portuguese English French German Spanish
Marco Abreu
Marco Abreu

Palestra: Choros de cabeceira - Repertório obrigatório de todo saxofonista

O mestre Marco Abreu aborda o choro, compartilhando histórias, sugerindo álbuns, livros e compositores para o estudante. Sugere um repertório que chama de "choros de cabeceira", ou seja, todo estudante que quer se dedicar ao choro deve ouvir e estudar devido à riqueza e importância histórica dessas composições. Marco Abreu interpreta vários choros considerados essenciais no repertório de todo saxofonista e nos passa a lista obrigatória para quem quer ser um saxofonista "chorão". O maestro encerra nos apresentando seu rico trabalho de métodos e songbooks que são obras fantásticas e que nós da equipe SIMSAX recomendamos.

Iniciei meus estudos de música em 1.978, na antiga Guarda Mirim de Piracicaba.
Em 1.980, ingressei no Conservatório de Tatuí (CDMCC) onde cursei clarineta com o Prof. Nivaldo Donegá, e toquei sob regência dos Maestros José Antonio Coelho e José Antonio Pereira no Projeto 79.
Passei a tocar saxofone no ano de 1.987, tendo como Mestres José Barbosa, Lázaro Nogueira (CDMCC) e saxofone com o Prof. Eduardo Pecci (Lambari), de 1991 á 1993, e música de câmera com a Prof. Helena Schaeffel.
Trabalhei na Orquestra do Maestro Osmar Milani durante 08 anos, tocando sax-alto, clarineta, tenor e baritono, esporadicamente com a Ed Costa Internacional entre outras orquestras populares do estado de S. Paulo.
Toquei clarineta na Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência do Maestro Hélio Manfrinato, e em 2.006 fiz participação na Orquestra da Escola de Música de Piracicaba como sax-alto, em concertos no Teatro Municipal de Piracicaba.
Entre os artistas que acompanhei estão: Chico Batera (lançamento do cd), Flávia Virgínia e os Ostras. Participei em workshops de consagrados instrumentistas como Roberto Sion , Nailor Azevedo, Teco Cardoso, Léa Freire, entre outros...
Como compositor participei do Festival do Choro do Rio de Janeiro, Festival de Música de Americana, e Festival de Música Popular de Londrina.
Sou autor do song book 'Algumas Canções...", lançado em 2.003, com 27 composições de minha autoria e playback. Tenho me dedicado ao ensino musical, tendo lançado 2 métodos de saxofone (básico e avançado) destinado à saxofonistas de música popular.
Em 2.010 lancei em conjunto com o pianista Samuel Gustinelli Neto, o song book “Outras canções....” com composições de músicas brasileiras com playback.
Atuo na Big Band Pirajazz (da qual sou o fundador), e no quinteto de saxofones SAXOMANÍACO, e também como arranjador e saxofonista da Big Band Orquestra do Samba.
Atualmente leciono saxofones e clarineta na Escola de Música Maestro Ernest Mahle, vinculada a UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba.
Tenho no currículo os seguintes cds gravados: Projeto Brasil (Quarteto Instrumental), Sophisticated Choro "Eu vou bem, obrigado...", endorse da Gonzales Reeds (palhetas) desde 2.010.

Deixe um comentário

Você está comentando como visitante.

ACESSO

Use seu login e senha para acessar as palestras do SIMSAX 2015 OU SEU CONTEÚDO OURO