Portuguese English French German Spanish
Marcelo Coelho
Marcelo Coelho

Palestra:O pensamento 'Artista-Empresa' para viabilização da carreira

O professor Marcelo Coelho aborda um assunto extremamente importante para a carreira do músico profissional: o seu pensamento, organização e atuação como empresa. O músico não deve e nem pode mais hoje se ocupar somente com os assuntos musicais mas tem que cuidar de sua carreira através de um olhar empresarial. A música(produto) deve ser de qualidade mas se não houver uma boa gestão administrativa a carreira poderá fracassar. Uma palestra esclarecedora e que nos mostra a mudança dos paradigmas atuais para quem quer viabilizar sua carreira e ter sucesso.

Com mestrado em Jazz Performance pela University of Miami, doutorado em composição pela Unicamp, e pós-doutorado em processos criativos no laboratório de composição e improvisação pela USP, Marcelo aplica toda sua formação acadêmica através de uma perspectiva interdisciplinar ao universo da composição e performance musical, uma tendência que vem se manifestando em todas as áreas do conhecimento humano, e que Marcelo busca atualizar no campo da música.

Suas pesquisas acadêmicas se desdobraram num trabalho autoral de forte personalidade que chamou a atenção de nomes fundamentais da cena jazzística mundial, como os saxofonistas Steve Coleman e David Liebman, este último parceiro de Miles Davis em trabalhos como Sketches of Spain, Porgy and Bess e Miles Ahead. É inclusive Liebman quem apresenta o disco debutante de Coelho, batizado com o nome de “Colagens” e gravado pelo seu grupo MC4+.
Em função da sua produção musical, Coelho foi convidado a ministrar masterclasses e palestras em importantes instituições internacionais ligadas ao jazz, como o IASJ – International Association of Schools of Jazz, e o IRSA – International Rhythmic Studies Association, fundada junto ao contrabaixista irlandês Ronan Guilfoyle. A presença em tais instituições conferiu ao longo dos últimos anos muitos contatos e uma importante bagagem de experiências musicais no exterior, tendo resultado inclusive em colaborações internacionais que resultaram em gravações de CDs junto a músicos argentinos, escandinavos, franceses e americanos. A editora FAMES publicou em 2013 o livro SUITE I JUCA PIRAMA, resultado da pesquisa realizada continuamente desde o mestrado.
Como instrumentista, Marcelo Coelho atua extensivamente com os seus grupos instrumentais em diversos festivais de jazz na América do Sul, Estados Unidos e Europa, além de ter tocado ao lado de importantes músicos de jazz, dentre eles David Liebman, Phil Markowitz, Gene Perla, Didier Lockwood, Rick Peckham, Ed Sarah, Ronan Guilfoyle, Vincent Gardner, Ron Miller, Phil DeGreg, Cliff Korman; além dos músicos brasileiros Hermeto Pascoal, Guinga, Caetano Veloso, Sizão Machado, Sergio Barroso, Naylor Proveta, e outros. Os trabalhos mais recentes compreendem duas estréias mundiais de concertos inéditos para saxofone soprano e orquestra sinfônica, alem da gravação de dois cds de saxofone solo, produzido pelo renomado produtor Celio Barros.
WEBSITE: http://www.coelho-music.com/

Inscreva-se

ASSISTA TAMBÉM:

Palestra 2015: Otimização do tempo de estudo | Estratégias e metas para um maior desenvolvimento no saxofone.

Deixe um comentário

Você está comentando como visitante.

ACESSO

Use seu login e senha para acessar as palestras do SIMSAX 2015 OU SEU CONTEÚDO OURO