Portuguese English French German Spanish
Anderson Pessoa
Anderson Pessoa

Palestra: O uso das estruturas, período e sentença como referência para a improvisação musical.

Como organizar seus solos? Como construir um solo consistente e que tenha sentido? Com muita destreza o professor Anderson mostra como analisar as partes das músicas e sua estrutura e a partir daí criar solos organizados e bem construídos. Um assunto importante para todo aquele que quer se dedicar à arte da improvisação.

Nascido em Brasília, Anderson Pessoa formou-se pela Universidade de Brasília bacharel em saxofone clássico. Apesar de nunca ter abandonado o seu lado erudito, foi no jazz e na música brasileira que Anderson Pessoa construiu sua carreira.
Participou de diversos grupos importantes para a vida cultural de Brasília como Os Cachorros das Cachorras e o Quarteto de Saxofones Babando o Bambu, além de atuar em performances e gravações com grupos e artistas de renome com a Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Milton Nascimento, Renato Vasconcellos, Hamílton Pinheiro, Daniel Santiago, André Vasconcellos, Rogério Cetano, Bsb Disco Club entre outros. Atuou como músico, arranjador, compositor e educador em Brasília até 2007 quando embarcou para Louisville nos Estados unidos para fazer mestrado em jazz performance. Em Louisville, como professor-assistente dirigiu o Brazilian Ensemble, Combos, U of L Jazz String Quartet e o Jazz ensemble II. Como Professor Substituto assumiu em tempo integral o Jazz Ensemble II e as classes de Arranjo I e Arranjo II. Ainda nos Estados Unidos gravou com Terry O’Mahoney, Mike Tracy e com seu próprio grupo o Mixolegion, com o qual fez turnê de 9 apresentações em festivais de jazz na Rússia, além de ter composições suas gravadas por outros artistas como Mike Tracy e o pianista italiano Alessandro Logiri. Anderson Pessoa formou-se como “Outstanding Student” (Aluno destaque de todos os cursos.) da universidade no segundo semestre de 2009, sendo escolhido orador da formatura “Fall 2009”.
Atualmente, Anderson Pessoa trabalha como professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nas cadeiras de Saxofone e improvisação, e coordena um grupo de extensão e pesquisa em improvisação livre e o Ciclo de Jam Sessions. Gravou com seu novo Grupo, “Tem um Candango Lá em Casa”, formado por Airton Guimarães (baixo), Darlan Marley (Bateria) e Paulo Cesar PC (piano), um CD homônimo no qual registrou composições mais antigas que ainda não haviam sido gravadas. Recentemente participou como educador do Jazz Week da Universidade de Louisville e gravou nos Estados Unidos, um DVD intitulado “Jazz: Por dentro da Performance”. Participaram do projeto músicos americanos e brasileiros, alunos e professores da Universidade de Louisville. Atualmente é vice-coordenador do curso técnico em musica da Escola de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

Você está comentando como visitante.

ACESSO

Use seu login e senha para acessar as palestras do SIMSAX 2015 OU SEU CONTEÚDO OURO